Páginas

domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Olá pessoal, a sequencia didática que o meu grupo desenvolveu no encontro presencial foi a seguinte espero que comentem e participem.Obrigada.

Por: Profª Maria Aparecida dos Santos Vidal e Profª Maria Lúcia Ferreira


 A CRÔNICA NA SALA DE AULA

 A crônica é o gênero mais confessional do mundo, pois o cronista tira os seus temas do próprio cotidiano e fala de tudo, de política a sentimentos pessoais, aberta ou disfarçadamente, deixando ao leitor o prazer do desvendar. Talvez por isso seja um texto dos mais agradáveis de ler e uma forma extremamente eficaz de seduzir o aluno para a leitura.

Conteúdos: Literatura, estudo de texto e gêneros textuais. 
Habilidades : Identificar a estrutura da crônica em diferentes formas e espaços de comunicação e desenvolver o hábito da leitura. 
Tempo estimado: Três aulas .
Público alvo: 6º ano (5ª série) E.F. 
1ª aula - Apresente à classe uma lista com as características da crônica:  é publicada geralmente em jornais ou revistas;  relata de forma artística e pessoal fatos colhidos no noticiário jornalístico e no cotidiano; consiste em um texto curto e leve, que tem por objetivo divertir e/ou fazer refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos; pode apresentar elementos básicos da narrativa - fatos, tempo, personagens e lugar - com tempo e espaço não limitados; o narrador pode ser observador ou se constituir em personagem; 
Atividades: 
1ª aula- Lendo alguns trechos de crônicas extraídas de jornais e revistas, mostre que os cronistas transformam o cotidiano em literatura. Complete mostrando que a crônica nem sempre apresenta uma narrativa. Em alguns casos, ela pode comentar, analisar, descrever, sugerir, exemplificar, de maneira leve e curta, o cotidiano. 
2ª aula - De acordo com a disponibilidade da escola, leve os alunos à sala de informática e peça que, em pequenos grupos, pesquisem os autores cronistas. Os jovens devem procurar uma crônica que fale sobre um tema que eles considerem interessante. Esta busca pode ser feita também em livros de Literatura, na biblioteca, ou em jornais e revistas. Depois da escolha feita, eles devem identificar as características gerais da crônica escolhida para apresentar aos colegas, por meio de leitura e comentários. Para não ficar muito longo, pode-se pedir que cada grupo identifique uma das características, lendo apenas o trecho referente a ela. Podem ser lidas por inteiro aquelas que despertarem maior envolvimento da turma. 
3ª aula - Cada um lê e comenta sua crônica, explicando por que escolheu aquele assunto. Vale a pena fazer uma rápida avaliação oral coletiva. Você pode também desenvolver mais a ideia, fazendo um projeto para um mês ou mesmo um bimestre. Vale a pena indicar a leitura de paradidáticos da série Para Gostar de Ler, cinco volumes com crônicas selecionadas que são uma ótima porta de entrada para o mundo da leitura. O ideal é que as escolhas sejam feitas de acordo com a faixa etária e a familiaridade do grupo com a leitura. Outra atividade complementar que pode servir de conclusão é a transposição dos textos produzidos para o teatro ou mesmo para filmes de curta metragem - filmados com telefones celulares. É uma boa maneira de deixar bem claro que a crônica representa o cotidiano. 
Recursos: Para aplicação do plano de ensino, serão utilizados como recursos pedagógicos: Data show, textos literários e não literários, giz, lousa, DVD ( aparelho e disco), sala do acessa (internet, blogs, revistas digitais), jornais e revistas e exemplares de livros Para gostar de ler.
Avaliação: A avaliação é contínua e processual, por meio de instrumentos formais e estratégias informais de observação e interpretação qualitativa das habilidades, competências e conhecimentos construídos pelo aluno ( desenvolvimento nas atividades propostas, resolução de exercícios, pesquisas individual e em grupo, testes, seminários e produção textual).

Bibliografia: Crônica. Disponível em http://www.brasilescola.com/redacao/cronica.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário